Joaquim Fialho

É doutor em Sociologia pela Universidade de Évora e atualmente um dos mais conceituados analistas de redes sociais de Portugal. É coordenador do Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS) e investigador integrado do CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada (Portugal).

Marcos Cavalcanti

Doutor em Informática pela Université de Paris XI, é coordenador do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ e dos cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados), da COPPE/UFRJ. É membro do Board do New Club of Paris e editor da Revista Inteligência Empresarial.

Fábio Gouveia

É Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, líder do Grupo de Pesquisa Ciência, Dados, Redes e Metrias – (Scimetrics) e participa como pesquisador na Rede Zika Ciências Sociais. Biólogo, mestre em Microbiologia e Imunologia e doutor em Química Biológica (Educação, Gestão e Difusão de Biociências), fez um pós-doutoramento curto como Visiting Fellow da Katolieke Universiteit Leuven (Bélgica). Desenvolve pesquisas na área Ciência da Informação com ênfase em Estudos Métricos da Informação, Métodos Digitais, STS, Data Science e Tecnologia Blockchain, e na área de Divulgação Científica e Comunicação em Saúde.

María-Antonia Ovalle-Perandones

Doutora em Documentação pela Universidade Carlos III de Madri e membro da equipe de ensino e pesquisa na Universidade Complutense de Madrid. Pesquisadora associado do grupo Salbis (Universidade de León); com dos períodos de pesquisa de seis anos reconhecidos pelo CNEAI; estância em Univerza v Ljubljani, Universität Wien e University of Wolverhampton.

Rodrigo Costa

Pesquisador sênior do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden (Holanda), Professor Associado Extraordinário no Centro de Pesquisa em Avaliação, Ciência e Tecnologia (CREST) ​​da Stellenbosch University (África do Sul). PhD em Biblioteconomia e Ciência da Informação pelo CSIC na Espanha, sendo suas áreas de especialização os campos da ciência da informação, cienciometria e métricas de mídia social. Lidera a linha de pesquisa em ‘altmetria’ no CWTS, com foco no desenvolvimento de novas abordagens teóricas e analíticas para estudar as interações entre a mídia social e a ciência.

Inês Casquilho-Martins

Doutora em Serviço Social pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e professora no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada e no Iscte. É pesquisadora no CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada e no CIES-Iscte – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

Regina Marteleto

Pesquisadora Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT. Membro permanente do corpo docente do PPGCI/IBICT/UFRJ. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação, Eco/ UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura e Processos Infocomunicacionais/Culticom e responsável científica, pelo Brasil, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação/Rede Mussi. É co-organizadora de livros como Informação e Redes Sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos; Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação.

Jorge Biolchini

Pesquisador Titular do IBICT. Professor Titular de Medicina da PUC-Rio. Graduado em Medicina pela UFRJ. Mestre e Doutor em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT-UFRJ, com doutorado-sanduíche no National Center for Biomedical Communications / NIH, EUA. Pós-doutorado na COPPE/UFRJ. Livre-Docente pela UNIRIO. Membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.

Valéria Macedo

Doutora em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Graduada em Administração (PUC/SP). Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). Curadora do Simpósio Internacional Network Science. Especialista em Ensino a Distância e Gestão do Conhecimento.

Ricardo Pimenta

Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Historiador, mestre em Memória Social e Documento e doutor em Memória Social, com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS de Paris. É líder do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade e coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT (Larhud/COPPE/IBICT).

Breno Fontes

Professor do Departamento de Sociologia da UFPE, doutor em estudos das sociedades latino-americanas pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), com pós-doutorado nas universidades Harvard, Nanterre e Hamburg. Atua no Núcleo de Cidadania (NUCEM) do PPGS/UFPE e no Grupo de Pesquisa sobre Redes e Poder Local.

Raquel Recuero

Pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do CNPq. Coordenadora do Laboratório MIDIARS (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais). Pesquisadora visitante do Social Media Lab (Ryerson, Toronto, 2018). Doutora em Comunicação e Informação (UFRGS).

Fernando Fukunaga

É Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-SP, Mestre e graduado em Administração. É Editor Associado da Revista Pensamento & Realidade. Atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação, e Coordenador do Comitê de Programa da KM Brasil 2020.

Joyce Trindade

Com formação na Gestão Pública pela UFRJ, atua como Gestora da Rede Pública e analista de Redes e Diversidade na República.org. É cofundadora e diretora do Projeto Manivela e do Podcast Expresso 2222, além de ser articuladora do Movimento Mulheres Negras Decidem.

André Bello

Co-founder do Singularity University Brazil Summit e advisor do Rock in Rio Innovation Week em Portugal. Atua como docente nos programas de MBA do CRIE/Coppe/UFRJ, da HSM Brasil e Escola de Rebeldia da Reserva. Especialista em Design Thinking e metodologias colaborativas, com 20 anos de experiência em diversas áreas do design, tecnologia e solução de problemas através de projetos transdisciplinares. Autor e palestrante nas áreas de inovação e criatividade.

José Renato Sátiro Santiago Jr

Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM e em Engenharia de Qualidade pela USP e graduação em Engenharia Elétrica pela FEI. Professor de MBA e Pós-graduação de várias entidades educacionais, dentre as quais a Fundação Vanzolini, a Fundação Instituto de Administração (FIA) e PUC (São Paulo).

Gustavo Matta

Pesquisador em saúde pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Coordenador da Rede Zika Ciências Sociais da Fiocruz. Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ticiana Linhares

Cientista de dados e pesquisadora do Insight Data Science Lab (Universidade Federal do Ceará) e colaboração com IRIS Lab. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação e é docente da Universidade Federal do Ceará. Atua em projetos com foco em Ciência de Dados em modelos preditivos usando Deep Learning e Aprendizagem de Máquina, bem como em descoberta de padrões. Pesquisadora do Projeto SINESP Big Data e Inteligência Artificial para Segurança Pública e Coordenadora do Projeto Plataforma Big Data para Acelerar a Transformação Digital do Estado do Ceará.

Alexandre Hannud Abdo

Graduado em Ciências Moleculares pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Física pela mesma instituição (2009) com estágio no departamento de sociologia da Columbia University, Pesquisador pós-doutor na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) desde (2011) e FMUSP (2013). Desde 2016 trabalha no Laboratório Interdisciplinar Ciências Inovações Sociedades (LISIS) da Universidade Gustave Eiffel (França).

Larriza Thurler

Doutora em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), Mestre e Graduada em Comunicação (UERJ). Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE), onde também é coordenadora acadêmica do MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial – MBKM. Cocriadora e facilitadora do KMAP Canvas, uma ferramenta de mapeamento de conhecimento que usa a abordagem de design thinking. Consultora em gestão do conhecimento da ONU Mulheres.

Rodrigo Narcizo

Mestre em Educação e Pedagogia, servidor de carreira da Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC). Atua no EscrItório de Projetos da Superintendência de Planejamento Institucional da ANAC e Docente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Possui experiência em gestão do conhecimento, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas (com ênfase em gestão por competências) e gestão da inovação. Liderou a implementação do Laboratório de Inovação da ANAC e é cofundador da rede Conexão Inovação Pública RJ.

Natalia Esper

Gestora do Laboratório de Inovação e Dados – Rede IRIS – do Governo do Estado do Ceará. Formada em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), atuante em projetos de inovação pública no (011).lab. Cofundadora do Cursinho Popular FGV.

Dr. Miguel Archanjo de Souza Aguiar Netto

É médico, certificado em medicina interna e saúde pública; possui pós-graduação em análise de sistemas, mestrado em saúde pública em gestão de sistemas e serviços de saúde e doutorado em informações de saúde. Atualmente CEO da MEDDIC Inc e membro da ITU/UN – IA para Saúde atuando nos Grupos de Trabalho Blockchain, Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial para saúde.

Elaine Dias

Doutoranda em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ), Mestre em Gestão e P&D na Indústria Farmacêutica e especialização em Gestão de Organizações de C&T em Saúde (Fiocruz). Graduação em Administração e Analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE).

Leonardo Gryner

Mestre em Informática no IME, com licenciatura em Matemática pela PUC-RJ e certificado em Governança Corporativa pelo IBGC. Executivo com experiência na condução de projetos de grande complexidade. Possui atuação em consultorias e conselhos e vivência em empresas próprias e nacionais, em diferentes segmentos.

Marianna Zattar

Doutora em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Possui pós-graduação Lato Sensu em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo SENAC-RJ. Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).


Inscrições em breve