NETWORK SCIENCE

Albert-László Barabási

Professor de Network Science na Universidade de Northeastern, onde dirige o Center for Complex Network Research, é considerado um dos maiores especialistas do mundo em ciência das redes. É membro da American Physical Society e recebeu vários prêmios, entre eles a Medalha de John von Neumann pela John von Neumann Computer Society da Hungria, por realizações destacadas em ciência e tecnologia informática. Possui estudos divulgados pela revista Science e pelo New York Times e é autor de vários livros, entre eles Linked: A Nova Ciência dos Networks.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Marcos Cavalcanti

Doutor em Informática pela Université de Paris XI, é coordenador do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ e dos cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados), da COPPE/UFRJ. É membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e co-autor dos livros O Conhecimento em Rede, Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento, Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.

Regina Marteleto

Pesquisadora Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/IBICT
Membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT/UFRJ
Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação, Eco/ UFRJ
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cultura e Processos Infocomunicacionais/Culticom
Responsável científica, pelo Brasil, da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação/Rede Mussi
É co-organizadora de livros como Informação e Redes Sociais: interfaces de teorias, métodos e objetos; Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação. Tem interesse pelo estudos de redes sociais nas interfaces ciência e sociedade, com foco no campo da saúde.

DADOS ABERTOS

Jesús P. Mena-Chalco

Professor doutor em Ciência da Computação da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Renato Rocha Souza

Professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da FGV e da Escola de Ciência da Informação da UFMG, possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC, doutorado em Ciência da Informação pela UFMG e pós-doutorado em Tecnologias Semânticas para Recuperação de Informação na University of South Wales. É membro do corpo editorial do periódico Knowledge Organization e editor adjunto do periódico New Review of Hypermedia and Multimedia. Atua na área de Matemática Aplicada e Ciência da Informação, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento. Tem também experiência em Tecnologia na Educação, Software Educativo e Ensino a Distância.

DADOS ABERTOS

Luciana Sodré

Consultora e pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) nas áreas de ciência das redes, governança do ambiente digital e big data estratégico. Curadora e coordenadora do curso WIDA (Web Intelligence e Digital Ambience). Coordenadora do ODI-Rio, nó da rede mundial do Open Data Institute no Rio de Janeiro. Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Inovação (COPPE/UFRJ). Especialização em Gestão do Conhecimento (COPPE/UFRJ).

Françoise Méteyer-Zeldine

Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico Regional da Embaixada da França no Brasil, é pós-graduada em Economia na Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris.  Trabalha há 30 anos no campo do Meio Ambiente e dos Transportes na França e outros países. Como consultora, dirigiu estudos e projetos para bancos internacionais e se especializou em economia dos transportes.

HUMANIDADES DIGITAIS

Ricardo M. Pimenta

Doutor em Memória Social, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). É ainda coordenador do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade, com interesse em teoria crítica das humanidades digitais e estudos sobre informação, memória e suas respectivas técnicas e tecnologias em uma perspectiva filosófica, política e cultural.

DADOS ABERTOS

Gabriel Renault

Engenheiro de Produção pela UFRJ com especialização em Data Science pela Johns Hopkins University. Tem seis anos de experiência executiva como CEO de empresas de tecnologia e consultoria, foi consultor por 12 anos em Gestão do Conhecimento e tomada de decisão e palestrou em eventos de gestão como o IBC Conference, Sucesu-SP, Congresso de Gestão Pública. É ainda coach formado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e tem um ano de estudos védicos na Índia.

Roberto Panzarani

Especialista em Business Innovation e professor de Innovation Management, é um estudioso de questões relativas ao capital intelectual em contextos de alta inovação e trabalha com o desenvolvimento de programas de gestão de inovação para grandes empresas e instituições da Itália, onde mora. Roberto é presidente do Studio Panzarani & Associates e autor de vários livros, entre eles Global, publicado esse ano pela editora E-papers, e que está sendo um sucesso no Brasil.

Paulo Gala

Paulo Gala é graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP) de São Paulo, onde leciona desde 2002 e coordenou o Mestrado Profissional em Finanças e Economia de 2008 a 2010. Pesquisador visitante nas Universidades de Columbia em Nova Iorque e Cambridge na Inglaterra nos anos de 2004 e 2005. Escreve regularmente para a imprensa local. Autor de diversos livros e artigos sobre Economia Brasileira, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico

Mauricio Rodrigues

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e em Ciências da Gestão pela Université Paris Sud. Pesquisador associado do CRIE. Consultor e palestrante em gestão do conhecimento, capitais intangíveis, estratégias para inovação, desenvolvimento de produto e gestão de projetos. Diretor da MNRTD.com. Professor dos cursos de MBA da COPPE/UFRJ, do IAG/PUC Rio e da Universidade Veiga de Almeida. Certificado Scrum Product Owner (CSPO) e ScrumMaster (CSM). Revisor do Knowledge Management Research & Practice. Membro do New Club of Paris.

Sarita Albagli

Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Ibict-UFRJ. Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã do Ibict e do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc). Editora da Liinc em Revista. Socióloga, Doutora em Ciências (Geografia).

Flavio Coelho

Biólogo, tem mestrado em Engenharia Biomédica pela UFRJ e doutorado em Quantitative Biology – The University Of Texas At Arlington. Foi professor adjunto da UFRJ e pesquisador Visitante da Fundação Oswaldo Cruz. Foi ainda pesquisador a nível de pós doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal, e atualmente é professor Associado da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, onde desenvolve pesquisa na área de modelagem matemática, estatística e computacional de doenças infecciosas. Seus projetos de pesquisa envolvem técnicas de ciência de dados, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, visualização de dados, etc.

Michael Stanton

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), bacharel e doutor em matemática pela Universidade de Cambridge. Foi professor visitante do ITA entre 1971 e 1972, professor associado de computação da PUC-Rio entre 1973 e 1999, professor titular de computação da UFF em Niterói, RJ, entre 1994 e 2014, e diretor de P&D da RNP desde 2002. Foi ainda conselheiro da Research Data Alliance (RDA) entre 2015 e 2018.

Marcio Argollo de Menezes

Responsável pela modelagem computacional de bactérias resistentes a antibióticos. Tem pós-doutorado com Albert-László Barabási (Univ. of Notre Dame, USA) em Biologia Computacional, e pós-doutorado com Constantino Tsallis (CBPF) em Mecânica Estatística de Sistemas Complexos. É professor adjunto do Instituto de Física da UFF e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Complexos (CNPq).

Cláudio Pena

Chefe executivo adjunto de Gestão e Tecnologia do Centro de Operações Rio da Secretaria Municipal de Ordem Pública – Prefeitura do Rio. Foi professor universitário na área de TI, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Subsecretário Adjunto de TI da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

George Soares

Especialista em mídias digitais, trabalha no Centro de Operações do Rio de Janeiro desde sua fundação e participou dos planos de comunicação digital da instituição para a Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016, Rock in Rio e Jornada Mundial da Juventude. Foi responsável por implantar no COR a ferramenta do Twitter que auxilia na comunicação em eventos extremos e catástrofes – Twitter Alert. Formado em jornalismo pela Uerj e com pós em Marketing Digital pela FGV.

Priscila Lima

Pesquisadora na área de Inteligência Artificial, envolvendo Computação Cognitiva, do Instituto Tércio Pacitti (NCE) da UFRJ. Seus interesses de pesquisa incluem geração de explicações e integração de conhecimentos explícito e implícito.

Daniel Chada

Engenheiro da Computação pela PUC-RJ, mestre em Decision Science pela EBAPE-FGV e doutor em Cognitive & Decision Sciences pela EBAPE-FGV, com estágio doutoral na U.C. Berkeley e bolsa pela Comissão Fulbright. Pesquisador e engenheiro de software nas áreas de data mining, text mining, natural language processing e, mais recentemente, modelagem cognitiva.

Alvaro Loureiro

Advogado e agente da propriedade industrial, é sócio do escritório Dannemann Siemsen Advogados, com mais de 20 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual.

Oswaldo Gonçalves Cruz

Formando em Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública com foco em Epidemiologia, doutor em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ tendo feito parte do doutorado no departamento de Matemática e Estatística na Universidade de Lancaster, UK. Pertence ao Departamento de Computação Cientifica (PROCC) da Fiocruz, é docente permanente do programa de Epidemiologia e Saúde Publica da ENSP/FIOCRUZ e membro permanente do programa de Biologia computacional do IOC/FIOCRUZ.

Fernando Nery

Sócio-fundador de Módulo S/A. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos brasileiros de implementação de Governança, Riscos e Compliance, que são destaque mundial, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, Nota Fiscal Eletrônica, Imposto de Renda via Internet, Jogos Pan-americanos Rio 2007, Copa do Mundo Brasil 2014 e as Olimpíadas 2016.

Yasodara Cordova

Desenhista Industrial, desenvolvedora e pesquisadora, fellow da Harvard Kennedy School of Government e filiada ao Berkman Klein Center, também em Harvard. Pesquisa maneiras de tornar a democracia mais participativa através de tecnologias que envolvem dados abertos, blockchain e inteligência artificial.

Daniel Belchior

Membro do Projeto MP em Mapas, do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Alexander Albuquerque

Analista de sistemas, fundador da Fennec Tecnologia e fundador e CEO do Banco Digital Maré.

Inscrições fechadas!