Joaquim Fialho

É doutor em Sociologia pela Universidade de Évora e atualmente um dos mais conceituados analistas de redes sociais de Portugal. Escreveu diversos artigos e livros sobre o tema e é coordenador do Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS). Tem participado como conferencista convidado de vários eventos sobre redes sociais e coordenado projetos de investigação sobre o tema. É ainda investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e professor no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Portugal).

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Marcos Cavalcanti

Doutor em Informática pela Université de Paris XI, é coordenador do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ e dos cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados), da COPPE/UFRJ. É membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e co-autor dos livros O Conhecimento em Rede, Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento, Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.

Giuseppe Cocco

Doutor em História Social pela Université de Paris e com pós-doutorado na Birkbeck University de Londres, atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação (Eco-Ibict). É editor das revistas Lugar Comum e Multitudes (Paris) e autor de diversos livros, sendo o último deles New Neoliberalism and the Other – Biopower, Anthropophagy and Living Money, em co-autoria com Bruno Cava. Tem ainda experiência na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em política urbana, atuando principalmente nos temas trabalho, comunicação, globalização, cidade, fordismo e cidadania.

Sérgio Lutav

É doutor em cultura contemporânea e estudos de internet pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, e consultor de marketing e comportamento digital no Digitalist Group. Como pesquisador, publicou trabalhos pela Universidade da Catalunha, Universidade de Salford (Reino Unido), e no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Lecionou cursos em várias universidades dos países nórdicos. Como consultor, é referência em análise de comportamento, dados e design para o consumidor digital, trabalhando com inúmeras marcas globais. Sua teoria da paramídia é pioneira em adaptar as ideias de Gérard Genette para o meio digital, utilizada por acadêmicos e profissionais para analisar mídia e conteúdo.

Eduardo Magrani

Doutor e mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio e senior fellow na Universidade Humboldt de Berlim. É coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), pesquisador Associado na Law Schools Global League e membro do Global Network of Internet & Society Research Centers (NoC). Trabalhando desde 2008 com regulação da Internet, políticas públicas, propriedade intelectual e direitos fundamentais, tem se empenhado nas discussões e processos democráticos relacionados à regulação da Internet no Brasil, participando da elaboração do Marco Civil da Internet. É autor dos livros Democracia Conectada, Digital Rights: Latin America and the Caribbean e A Internet das Coisas.

Ed Hoffman

Doutor em Psicologia Social e Organizacional pela Universidade Columbia, é professor sênior do programa de Mestrado em Estratégia de Informação e Conhecimento (IKNS) da Escola de Estudos Profissionais da mesma instituição. Também é CEO da Knowledge Strategies, LLC, empresa de pesquisa, educação e serviços de consultoria em apoio ao desempenho de organizações. Aposentou-se da NASA como executivo sênior, tendo sido nomeado o seu primeiro Diretor de Conhecimento (Chief Knowledge Officer) em 2011. Antes, foi diretor-fundador da Academia de Liderança em Gerenciamento de Programas, Projetos e Engenharia (APPEL) e gerente de projetos do Manual de Gestão e Governança Estratégica. É co-autor de Viagens Compartilhadas: Aprendendo e Desaprendendo a partir de Projetos Notáveis (NASA, 2005) e Histórias de Sucesso de Gerenciamento de Projetos: Lições de Líderes de Projetos (Wiley, 2000).

Gladstone M. Arantes Jr.

Integrante da equipe responsável pelos projetos de blockchain do BNDES e doutor pela COPPE/UFRJ na área de algoritmos distribuídos, tem mais de 20 anos de experiência na área de TI. Foi coordenador e professor de programas de graduação e pós, tanto em áreas técnicas como de gestão. Liderou a área de arquitetura de TI do BNDES por 10 anos e atualmente é líder técnico da Iniciativa Blockchain do BNDES, membro do GT Blockchain da Febraban e do Grupo de Estudos sobre Blockchain em Aplicações de Interesse Público do ITS. É ainda palestrante e coautor de artigos nacionais e internacionais sobre o tema.

Demi Getschko

Doutor em Engenharia, é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br e professor associado da PUC-São Paulo. Em 2014 foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria “Conectores Globais” e desde 2016 pertence à Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados às Comunicações. Desde 2014 publica uma coluna quinzenal no Caderno Link – Editoria de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo e do portal Estadao.com.br.

Maria Paola de Salvo

É diretora de Comunicação da Global Health Strategies, consultoria da Fundação Bill & Melinda Gates no Brasil. Na função, lidera o desenvolvimento de estratégias de comunicação para dar mais visibilidade a problemas de saúde global e há cinco anos lidera as estratégias de divulgação do programa Grand Challenges da Fundação Bill & Melinda Gates no Brasil, iniciativa que investe em soluções inovadoras para resolver graves problemas de saúde e desenvolvimento no país e no mundo. Foi responsável pela divulgação da chamada Grand Challenges Explorations Brazil: Ciência de Dados Para Melhorar a Saúde Materno-Infantil.

Ricardo Henriques

Economista, é superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, coordenando o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), em que desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi assessor especial do presidente do BNDES, pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor do Departamento de Economia da UFF. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (RJ) e atualmente é membro de diversos conselhos.

Luciana Prazeres Scheufler

Formada em Geografia, possui mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela UFRJ, e atualmente é doutoranda em Ciência da Informação no Ibict/UFRJ. Após atuar em projetos socioambientais e organizações não governamentais, trabalha no IBGE e em 2011 assumiu a área de planejamento da Coordenação Operacional dos Censos, no Rio de Janeiro. Atua ainda como ponto focal para projetos de cooperação em censos. Participou de missões pontuais no Haiti e na África do Sul e da elaboração e desenvolvimento do Projeto de Centros de Referência no Censo de Coleta Eletrônica de Dados na África, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, o Fundo População das Nações Unidas, os institutos de estatística de Senegal e Cabo Verde, fazendo parte dos Comitês Técnico e Gestor do projeto.

José Aranha

Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), pela qual participa no Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Sala de Inovação do MDIC, do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela inovação (MEI), do Fórum Permanente das MPEs da Secretaria de Governo e dos GTs de Fintechs do Laboratório de Inovação Financeira da ABDE, CVM e BID e do PNI do MCTIC. Atualmente, é assessor Institucional da Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio pela qual participa do conselho empresarial de Tecnologia da FIRJAN e da Câmara Setorial de Tecnologia da ALERJ.

Guilherme Galvarros Bueno Lobo Ribeiro

Graduado em Ciências Biológicas, possui mestrado e doutorado na área de Genética de Populações Humanas pela UnB. É analista sênior em Ciência e Tecnologia e atual coordenador do Programa de Pesquisa em Saúde – COSAU/CGSAU do CNPq. Possui experiência em gestão de parcerias interinstitucionais, como convênios e termos de execução descentralizada.

Paulo Baía

Graduado em Ciências Sociais pela UFRJ, mestre em Ciência Política pela UFF, doutor em Ciências Sociais pela UFRRJ e pós-doutor em História Social pelo PPGHIS/UFF, é professor aposentado do Departamento de Sociologia da UFRJ, ex-coordenador do Núcleo de Sociologia do Poder e Assuntos Estratégicos e pesquisador associado sênior do Laboratório Cidade e Poder da UFF, do Laboratório de Estudos de Gênero do IFCS/UFRJ e do Núcleo de Inclusão Social (NIS) da UFRJ. Atua nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, estudos estratégicos, teoria política, cultura política, pensamento social, defesa nacional, segurança pública, desigualdades sociais, cidadania, violência, direitos humanos, eleições, estudos urbanos, sistemas de informação e boatos. Atua também como gestor e assessor de organizações públicas e privadas.

Fernando Ferreira

Fernando Ferreira é doutor pelo Programa de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) com ênfase em Inteligência Computacional. Ainda em sua graduação, partipou da colaboração internacional com o Centro de Pesquisa Europeu de Física de Particulas CERN junto ao experimento ATLAS, um dos projetos do acelerador de partículas LHC. Desde 2012, é sócio-fundador da empresa de Data Science Twist (https://twist.systems/), residente do Parque Tecnologico da UFRJ Atualmente, além das atividades de empreendedor, é professor do Instituto Infnet.


Inscrições até 05/11/2018!