Joaquim Fialho

É doutor em Sociologia pela Universidade de Évora e atualmente um dos mais conceituados analistas de redes sociais de Portugal. Escreveu diversos artigos e livros sobre o tema e é coordenador do Congresso Internacional de Redes Sociais (CIReS). Tem participado como conferencista convidado de vários eventos sobre redes sociais e coordenado projetos de investigação sobre o tema. É ainda investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e professor no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Portugal).

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Marcos Cavalcanti

Doutor em Informática pela Université de Paris XI, é coordenador do CRIE – Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ e dos cursos de pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial MBKM (Master on Business and Knowledge Management) e WIDA (Web Intelligence e Analítica de Dados), da COPPE/UFRJ. É membro do Board do New Club of Paris, editor da Revista Inteligência Empresarial e co-autor dos livros O Conhecimento em Rede, Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento, Gestão Eletrônica de documentos e Que ferramenta devo usar.

Giuseppe Cocco

Doutor em História Social pela Université de Paris e com pós-doutorado na Birkbeck University de Londres, atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da Pós-Graduação da Escola de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação (Eco-Ibict). É editor das revistas Lugar Comum e Multitudes (Paris) e autor de diversos livros, sendo o último deles New Neoliberalism and the Other – Biopower, Anthropophagy and Living Money, em co-autoria com Bruno Cava. Tem ainda experiência na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em política urbana, atuando principalmente nos temas trabalho, comunicação, globalização, cidade, fordismo e cidadania.

Sérgio Lutav

É doutor em cultura contemporânea e estudos de internet pela Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, e consultor de marketing e comportamento digital no Digitalist Group. Como pesquisador, publicou trabalhos pela Universidade da Catalunha, Universidade de Salford (Reino Unido), e no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Lecionou cursos em várias universidades dos países nórdicos. Como consultor, é referência em análise de comportamento, dados e design para o consumidor digital, trabalhando com inúmeras marcas globais. Sua teoria da paramídia é pioneira em adaptar as ideias de Gérard Genette para o meio digital, utilizada por acadêmicos e profissionais para analisar mídia e conteúdo.

Eduardo Magrani

Doutor e mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio e senior fellow na Universidade Humboldt de Berlim. É coordenador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), pesquisador Associado na Law Schools Global League e membro do Global Network of Internet & Society Research Centers (NoC). Trabalhando desde 2008 com regulação da Internet, políticas públicas, propriedade intelectual e direitos fundamentais, tem se empenhado nas discussões e processos democráticos relacionados à regulação da Internet no Brasil, participando da elaboração do Marco Civil da Internet. É autor dos livros Democracia Conectada, Digital Rights: Latin America and the Caribbean e A Internet das Coisas.

Ed Hoffman

Doutor em Psicologia Social e Organizacional pela Universidade Columbia, é professor sênior do programa de Mestrado em Estratégia de Informação e Conhecimento (IKNS) da Escola de Estudos Profissionais da mesma instituição. Também é CEO da Knowledge Strategies, LLC, empresa de pesquisa, educação e serviços de consultoria em apoio ao desempenho de organizações. Aposentou-se da NASA como executivo sênior, tendo sido nomeado o seu primeiro Diretor de Conhecimento (Chief Knowledge Officer) em 2011. Antes, foi diretor-fundador da Academia de Liderança em Gerenciamento de Programas, Projetos e Engenharia (APPEL) e gerente de projetos do Manual de Gestão e Governança Estratégica. É co-autor de Viagens Compartilhadas: Aprendendo e Desaprendendo a partir de Projetos Notáveis (NASA, 2005) e Histórias de Sucesso de Gerenciamento de Projetos: Lições de Líderes de Projetos (Wiley, 2000).

Gladstone M. Arantes Jr.

Integrante da equipe responsável pelos projetos de blockchain do BNDES e doutor pela COPPE/UFRJ na área de algoritmos distribuídos, tem mais de 20 anos de experiência na área de TI. Foi coordenador e professor de programas de graduação e pós, tanto em áreas técnicas como de gestão. Liderou a área de arquitetura de TI do BNDES por 10 anos e atualmente é líder técnico da Iniciativa Blockchain do BNDES, membro do GT Blockchain da Febraban e do Grupo de Estudos sobre Blockchain em Aplicações de Interesse Público do ITS. É ainda palestrante e coautor de artigos nacionais e internacionais sobre o tema.

Demi Getschko

Doutor em Engenharia, é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br e professor associado da PUC-São Paulo. Em 2014 foi eleito para o Hall da Fama da Internet na categoria “Conectores Globais” e desde 2016 pertence à Ordem do Mérito das Comunicações no “Grau de Oficial” como reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados às Comunicações. Desde 2014 publica uma coluna quinzenal no Caderno Link – Editoria de tecnologia e cultura digital do jornal O Estado de S. Paulo e do portal Estadao.com.br.

José Aranha

Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), pela qual participa no Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Sala de Inovação do MDIC, do Comitê de Líderes da Mobilização Empresarial pela inovação (MEI), do Fórum Permanente das MPEs da Secretaria de Governo e dos GTs de Fintechs do Laboratório de Inovação Financeira da ABDE, CVM e BID e do PNI do MCTIC. Atualmente, é assessor Institucional da Vice-Reitoria de Desenvolvimento da PUC-Rio pela qual participa do conselho empresarial de Tecnologia da FIRJAN e da Câmara Setorial de Tecnologia da ALERJ.

Françoise Méteyer-Zeldine

Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável no Serviço Econômico Regional da Embaixada da França no Brasil, é pós-graduada em Economia na Universidade Panthéon-Sorbonne, em Paris.  Trabalha há 30 anos no campo do Meio Ambiente e dos Transportes na França e outros países. Como consultora, dirigiu estudos e projetos para bancos internacionais e se especializou em economia dos transportes.

HUMANIDADES DIGITAIS

Ricardo M. Pimenta

Doutor em Memória Social, pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). É ainda coordenador do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade, com interesse em teoria crítica das humanidades digitais e estudos sobre informação, memória e suas respectivas técnicas e tecnologias em uma perspectiva filosófica, política e cultural.

DADOS ABERTOS

Gabriel Renault

Engenheiro de Produção pela UFRJ com especialização em Data Science pela Johns Hopkins University. Tem seis anos de experiência executiva como CEO de empresas de tecnologia e consultoria, foi consultor por 12 anos em Gestão do Conhecimento e tomada de decisão e palestrou em eventos de gestão como o IBC Conference, Sucesu-SP, Congresso de Gestão Pública. É ainda coach formado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e tem um ano de estudos védicos na Índia.

Sarita Albagli

Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Ibict-UFRJ. Coordenadora do Programa de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã do Ibict e do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (Liinc). Editora da Liinc em Revista. Socióloga, Doutora em Ciências (Geografia).

Flavio Coelho

Biólogo, tem mestrado em Engenharia Biomédica pela UFRJ e doutorado em Quantitative Biology – The University Of Texas At Arlington. Foi professor adjunto da UFRJ e pesquisador Visitante da Fundação Oswaldo Cruz. Foi ainda pesquisador a nível de pós doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Portugal, e atualmente é professor Associado da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, onde desenvolve pesquisa na área de modelagem matemática, estatística e computacional de doenças infecciosas. Seus projetos de pesquisa envolvem técnicas de ciência de dados, processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina, visualização de dados, etc.

Michael Stanton

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), bacharel e doutor em matemática pela Universidade de Cambridge. Foi professor visitante do ITA entre 1971 e 1972, professor associado de computação da PUC-Rio entre 1973 e 1999, professor titular de computação da UFF em Niterói, RJ, entre 1994 e 2014, e diretor de P&D da RNP desde 2002. Foi ainda conselheiro da Research Data Alliance (RDA) entre 2015 e 2018.

Marcio Argollo de Menezes

Responsável pela modelagem computacional de bactérias resistentes a antibióticos. Tem pós-doutorado com Albert-László Barabási (Univ. of Notre Dame, USA) em Biologia Computacional, e pós-doutorado com Constantino Tsallis (CBPF) em Mecânica Estatística de Sistemas Complexos. É professor adjunto do Instituto de Física da UFF e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Complexos (CNPq).

Cláudio Pena

Chefe executivo adjunto de Gestão e Tecnologia do Centro de Operações Rio da Secretaria Municipal de Ordem Pública – Prefeitura do Rio. Foi professor universitário na área de TI, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro e Subsecretário Adjunto de TI da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro.

George Soares

Especialista em mídias digitais, trabalha no Centro de Operações do Rio de Janeiro desde sua fundação e participou dos planos de comunicação digital da instituição para a Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016, Rock in Rio e Jornada Mundial da Juventude. Foi responsável por implantar no COR a ferramenta do Twitter que auxilia na comunicação em eventos extremos e catástrofes – Twitter Alert. Formado em jornalismo pela Uerj e com pós em Marketing Digital pela FGV.

Priscila Lima

Pesquisadora na área de Inteligência Artificial, envolvendo Computação Cognitiva, do Instituto Tércio Pacitti (NCE) da UFRJ. Seus interesses de pesquisa incluem geração de explicações e integração de conhecimentos explícito e implícito.

Daniel Chada

Engenheiro da Computação pela PUC-RJ, mestre em Decision Science pela EBAPE-FGV e doutor em Cognitive & Decision Sciences pela EBAPE-FGV, com estágio doutoral na U.C. Berkeley e bolsa pela Comissão Fulbright. Pesquisador e engenheiro de software nas áreas de data mining, text mining, natural language processing e, mais recentemente, modelagem cognitiva.

Alvaro Loureiro

Advogado e agente da propriedade industrial, é sócio do escritório Dannemann Siemsen Advogados, com mais de 20 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual.

Oswaldo Gonçalves Cruz

Formando em Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública com foco em Epidemiologia, doutor em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ tendo feito parte do doutorado no departamento de Matemática e Estatística na Universidade de Lancaster, UK. Pertence ao Departamento de Computação Cientifica (PROCC) da Fiocruz, é docente permanente do programa de Epidemiologia e Saúde Publica da ENSP/FIOCRUZ e membro permanente do programa de Biologia computacional do IOC/FIOCRUZ.

Fernando Nery

Sócio-fundador de Módulo S/A. Desde 1990 coordena equipes em alguns dos principais projetos brasileiros de implementação de Governança, Riscos e Compliance, que são destaque mundial, entre eles as Eleições Eletrônicas Brasileiras, o SPB – Sistema de Pagamentos Brasileiro, Nota Fiscal Eletrônica, Imposto de Renda via Internet, Jogos Pan-americanos Rio 2007, Copa do Mundo Brasil 2014 e as Olimpíadas 2016.

Yasodara Cordova

Desenhista Industrial, desenvolvedora e pesquisadora, fellow da Harvard Kennedy School of Government e filiada ao Berkman Klein Center, também em Harvard. Pesquisa maneiras de tornar a democracia mais participativa através de tecnologias que envolvem dados abertos, blockchain e inteligência artificial.

Daniel Belchior

Membro do Projeto MP em Mapas, do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Alexander Albuquerque

Analista de sistemas, fundador da Fennec Tecnologia e fundador e CEO do Banco Digital Maré.


Inscrições até 01/11/2018!